Estudante de jornalismo lança livro infantil sobre inclusão; uma das histórias foi inspirada em reportagem publicada pelo g1
23/02/2025
(Foto: Reprodução) Uma das histórias do livro 'Cenários de Imaginação' é inspirada em um menino de dois anos que aprendeu Libras para se comunicar com a tia surda em São Francisco de Paula. Vitória Gonçalves lançou o livro "Cenários de Imaginação" na última semana em São Francisco de Paula
Vitória Gonçalves/Divulgação
A estudante de jornalismo e escritora Vitória Gonçalves, de São Francisco de Paula, lançou na última semana o livro infantil Cenários de Imaginação. A obra aborda temas essenciais como inclusão, respeito aos idosos, alimentação saudável e educação ambiental — tudo isso por meio de seis peças teatrais adaptadas para a literatura.
Com uma abordagem lúdica, o livro convida as crianças a explorarem o teatro e a criatividade e fazer da leitura uma experiência ainda mais enriquecedora.
Uma das peças que integram o livro é "Falando com as Mãos", inspirada na história real e publicada pelo g1, de Otávio Uchôa, um menino que, aos dois anos de idade, aprendeu a se comunicar em Libras para interagir com sua tia surda, Missilene Uchôa. Veja o vídeo abaixo.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Menino de 2 anos aprende Libras para conversar com a tia surda em MG
Conterrânea de Otávio, ela teve a ideia de abordar não apenas a inclusão com a Libras, mas também, de forma lúdica e acessível, traz outras narrativas voltadas para a formação das crianças.
As histórias reforçam valores fundamentais, como a importância da alimentação saudável, o respeito aos idosos e a preservação do meio ambiente, inspirando os pequenos a adotarem atitudes que transformam a sociedade.
“Fiquei encantada ao saber que Otávio, tão pequeno, já entendia a importância da comunicação além das palavras. A história dele me inspirou a escrever essa peça, que celebra a conexão humana e a inclusão”, afirmou.
Livro "Cenários de Imaginação" foi lançado nesta semana em São Francisco de Paula
Vitória Gonçalves/Divulgação
Sonho de criança
Desde criança, Vitória tem uma forte conexão com a literatura infantil, enxergando nela um meio sensível e envolvente para tratar de temas sociais. O sonho de se tornar escritora, cultivado desde a infância, se concretiza agora, enquanto ela finaliza o curso de jornalismo.
"Escrever um livro é um sonho que tenho desde os 8 anos e que estou realizando agora na vida adulta. Antes disso, escrevia apenas crônicas, até que, em 2015, criei minha primeira peça de teatro para um evento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e nunca mais parei de escrever peças de teatro. No ano de 2024, surgiu a oportunidade de publicar um livro através da Lei Aldir Blanc, e decidi reunir algumas das minhas peças em Cenários de Imaginação, voltado para o público infantil", destacou.
Vitória Gonçalves ao lado do ilustrador Vitor Fernandes, que ilustrou as páginas da obra com total liberdade criativa
Vitória Gonçalves/Divulgação
Para tornar a obra ainda mais especial, ela contou com apoio do primo, Vitor Fernandes, que ilustrou as páginas com total liberdade criativa.
"O resultado foram imagens que estimulam a imaginação e oferecem múltiplas interpretações. Um exemplo é a imagem de um elefante com um objeto sobre ele, que pode remeter ao circo ou a uma flor, dependendo do olhar de cada um", explicou.
O lançamento do livro, realizado no último sábado (16), reuniu familiares, amigos e conterrâneos. Para Vitória, a obra promete ser uma aliada de pais e educadores na formação de crianças mais conscientes e preparadas para lidar com a diversidade.
“Acredito que a literatura infantil tem o poder de transformar a forma como as crianças enxergam o mundo. Quando ensinamos desde cedo sobre empatia, respeito e inclusão, estamos ajudando a construir um futuro melhor”, afirmou a autora.
De forma didática e criativa, professor investe em vídeos nas redes sociais para ensinar Libras: 'Contribuir com a acessibilidade'
Professora do IFMG em Bambuí cria versão em libras da tabela periódica
Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas